Como é a Faculdade de Moda

design-de-moda
Desde pequena, sou vaidosa e tenho paixão por esse mundo da moda. Conforme fui crescendo, essa paixão foi me acompanhando, mas quando saí do Ensino Médio tive medo de cursar  Design de Moda de cara, então tentei Arquitetura Urbanismo, prestei o vestibular e iniciei o curso. Fiz 8 semestres e resolvi trancar porque vi que o sentimento de moda que carregava dentro de mim era real, e que não existia outra coisa que eu queria tanto fazer ou que eu fosse estudar com tanto prazer. Prestei o vestibular pra Moda. Ainda tenho a pretensão de finalizar meu curso de Arquitetura pelo diploma mesmo, mas já sei o que realmente quero seguir pro resto da vida.
IMG_0102
Agora estou fazendo Design de Moda no IESB com duração de 2 anos (4 semestres). Faço no período noturno, mas também tem matutino. O curso é bem mais difícil do que eu imaginava!  Abrange muitos processos de criação, os trabalhos exigem tempo e dedicação. Mexer com criação não é como as pessoas imaginam, você não senta e espera a ideia surgir, precisa existir um conhecimento do tema que você está abordando e, para isso, existe um processo grande de pesquisa, leitura e criação de repertório antes de realmente colocar a mão na massa. E essa parte de colocar a mão na massa é fundamental. Para quem acha que moda é um curso cheios de frescuras e para meninas frágeis, está bem enganado: você tem que desenhar muito, costurar, mexer nos manequins com alfinete que machuca, hahaha, sair atrás de tecidos e materiais mais baratos, enfim, não é tão simples como imaginam.









radioactive-unicorns-faculdade-de-moda (1)
radioactive-unicorns-faculdade-de-moda (1)
Algumas pessoas têm muitas dúvidas sobre qual área seguir na moda, muitas acham que o único caminho é o estilismo. Quem faz Design de Moda também pode ser Consultor de Imagem, Stylist, Marketing de Moda, Cool Hunting, Produtor, Designer de Estamparia, Jornalista de Moda, Modelista, Consultora de Estilo, Figurinista…
IMG_1341
É preciso ter paciência ! Não adianta querer se formar e virar o Alexandre Hercovitch ou a Anna Wintour já de cara. No início, buscar papel e amarrar sapatos das modelos podem estar entre as suas principais funções e, mesmo assim, seja sempre o melhor em cada função que lhe for dada e não tenha vergonha de ser assistente.
tumblr_lbdynd1Gdc1qct8kko1_500_large
IMG_4932
itens-de-moda-que-toda-mulher-deve-ter-4
E pra fazer o curso precisa saber desenhar maravilhosamente bem ? NÃO! Eu entrei no curso desenhando aqueles bonequinhos de palitinho e aos poucos estou desenvolvendo o desenho técnico. Existem milhões de aulas de desenho e você vai aprendendo aos poucos, e saber desenhar não é um requisito não! Você precisa saber expressar suas ideias pra quem vai produzir a peça, e isso pode ser através de desenhos mais técnicos, croquis, colagens…
IMG_1725
As matérias que estou vendo nesse semestre são: Projeto Integrador, História da Arte e do Design, História da Indumentária da Moda, Análise da Linguagem Visual, Laboratório de Confecção e Costura, Representação Gráfica e Metodologia de Projeto.No fim, a gente já vê um pouquinho de cada área. Na aula de Projeto Integrador, por exemplo, você aprende todo o passo-a-passo do desenvolvimento de um produto (agora estamos desenvolvendo uma bolsa), começando com colagens, painéis de inspiração, tendência, desenhos e público alvo. Toda essa parte é destinada à criação do produto.
Participamos de várias palestras no horário oposto as aulas, esse por exemplo foi uma super interessante com o MEGA estilista Fause Haten.
Participamos de várias palestras no horário oposto às aulas, esse, por exemplo, foi uma super interessante com o MEGA estilista Fause Haten.
Palestra sobre a exposição no espaço ECCO que teve como curador o nosso querido professor Marco Antonio Vieira
Palestra sobre a exposição no espaço ECCO que teve como curador o nosso querido professor Marco Antonio Vieira
E aí, ficaram com vontade de cursar Design de Moda ? hehehe. Não é um curso fácil, como todos imaginam, mas estou apaixonada e cada dia eu aprendo e amo mais. Espero que vocês tenham gostado e aqui no blog tem uma parte destinada apenas para  a minha faculdade, então ainda vou fazer muitos post sobre o curso. Continuem acompanhando e não deixem de comentar.

0 comentários: